Unimed-BH_abre_inscricoes_para_startups-1.png

UNIMED - FORMIGAS

O diretor de pós-produção:

Com 12 anos de idade, o publicitário Pedro Magalhães começou seus projetos de  animação 3D e 2D.  Hoje, aos 27 anos, se tornou generalista em pós-produção e já conta com mais de 10 anos de experiência no mercado, dirigindo e produzindo trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior. Multifacetário, atuou diretamente no desenvolvimento e direção de diversos longa-metragens, videoclipes, comerciais, animações e séries de tv.

O roteiro:

O roteiro pede uma interação de formigas em CG com live action.

A proposta:

  • Locação:

A idéia original é fazer a aplicação das formigas em CG em um footage real captado na locação, porém dependendo da lente macro, textura da madeira e outros fatores como iluminação, será melhor fazer a madeira também em 3d e aplicar o footage real apenas no BG. Mas vou avaliar isso no dia da gravação.

  • Referências:

1 - Tipos de formigas:

TIPOS DE FORMIGA.jpg

Vamos trabalhar com a formiga do fogo pois além de ser uma das principais ''pragas urbanas'' ela tem um elemento importante para a estética do filme:

2 - A Cor:

O tom alaranjado da formiga do fogo é o que precisamos  para trabalhar em harmonia com o tom verde da unimed.

verde_02.jpg

3 - O DESIGN DAS FORMIGAS:

Eu defendo a idéia de que as formigas devem manter o aspecto realista, porém ganhando a simpatia do público através do acting.

Essa questão do design é muito importante pois estamos com o prazo curto nessa produção e não vamos ter tempo de ficar fazendo muitos testes em 3D.

Muitas vezes nos deparamos com imagens em computação gráficas que nos despertam um certo incomodo mas não sabemos muito bem explicar o porque, mas o fotorealismo está principalmente nos detalhes, como trabalhar os modelos, cameras e luzes em escala real, respeitar  a idéia de que no mundo real temos imperfeições e assimetrias.
Esse assunto fica ainda mais delicado ao tratarmos de insetos pois cada pessoa vai ter opiniões diferentes sobre isso, umas acham pêlos nojentos, outras acham que deixam mais ''fofinho'', etc.
Todas as 3 formigas das imagens acima são REAIS, e mesmo sendo inseto reais elas estão bem simpáticas.


*Se alguém estiver curioso sobre a primeira formiga ''dançando'', ela é uma foto de Robertus Agung Sudiatmoko, feita em uma serie de fotos macro em Cibinong.

Agora vamos ver também exemplos reais de formigas que não são tão agradáveis ao nosso olhar:

Cheguei na conclusão de que o segredo pra parte visual da nossa formiga é manter modelagem e texturas realistas, porém respeitando uma distancia segura para não revelar tantos detalhes assim.

O próximo passo importantíssimo para agregar simpatia nas formigas é o:

4 - Acting

 formiga domesticada no filma 'homem-formiga''

formiga domesticada no filma 'homem-formiga''

Um exemplo claro e recente de como podemos transformar  formigas digitais em personagens carismáticos é o filme ''homem-formiga'', vou deixar abaixo algumas sequencias do filme nas quais podemos ver como os movimentos lúdicos aplicados na animação deixam esses bichinmhos muito mais agradáveis:

Vejam como um ''simples'' movimento de cabeça e antenas deixam a formiga carismática:

 antenas se levantando como os cachorros fazem com as aorelhas.

antenas se levantando como os cachorros fazem com as aorelhas.

A título de curiosidade vou deixar aqui outras produções com formigas digitais:

Animatic 30''

Primeiro teste da nossa formiga em 3D:

teste-formiga.gif

 

ANIMATIC 20-04-2018

Cena 01 -  Início do filme, podemos ver mais próximo se quisermos, acho que estamos com um tamanho bom de formiga e colocação no cenário.

Cena 02 - Cena que deixa ela pequenininha, podemos ampliar ainda mais se quisermos.
Existe a possibilidade dos plano ser sequência, como um drone que decola do plano 01 e chega até o final desse 02.

Cena 03 - Onde vemos o papel de frente e o que está escrito nele. O acting dessa cena será bem “cachorrinho “ e além disso D.Jura dará um mole com o papel para a camera

Cena 04 - O verde, a oportunidade. Podemos ter essa chegada assim meio de costas dando ênfase no verde e se quisermos podemos ter um travelling lateral onde o verde descortina na cena. Isso é somente girar a camera e enquadrar pela lateral. Temos ainda a vontade de decupar esse cena, essa chegada, o de cima muralha verde e um lateral que nos ajude no pré zoom out.

Cena 05 - A cena das 3, temos um tempo de locução para ganharmos uns respiros, isso será na montagem mesmo com a edição do filme

Artes - Marcamos o tempo do splash até 19/06, a marca e o tempo do cutuco Liga D.Jura.
Pergunta? Temos site nessa assinatura?
Jurídico bem jurídico mesmo, pequeno no canto?

Obs: amanhã no set podemos pensar em planos alternativos, já estamos decupados para termos plates extras de segurança.

Estamos disponíveis para qualquer dúvida e/ou troca de idéias.
Att: Criatura Team